Atlas da Cuesta

Apresentação

Paisagem da cuesta

Há muitos séculos nossa região, a Cuesta basáltica, tem sido ocupada por populações humanas. Mais antiga ainda é sua história geológica. O Atlas da Cuesta foi produzido pelo Instituto Itapoty, organização não governamental da região, com o apoio financeiro do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, do Ministério da Justiça brasileiro, e a ajuda de muitos profissionais. é um presente, feito com dedicação e emoção, para você! Pois nossa história e a história ambiental desta região são muito íntimas.

Este atlas enaltece o lugar em que vivemos e as pessoas que acreditam no valor da educação. Bota muita fé em você, jovem Homo sapiens ciente de que a natureza merece respeito, em vez de ser maltratada.

Descobrimos, nesses dois anos de trabalho no Atlas, que, mais que a formação geológica da Cuesta, existe também uma história humana, caracterizada pela vida rural, pelas festas tradicionais de fé religiosa, pela cultura musical, pela culinária e pelos belos atrativos naturais. E que toda essa história teve consequências as mais diversas, agora relatadas neste livro. Você verá que existem meios para cada um de nós atuar transformando a realidade para melhor.

O conteúdo mescla textos e informações com fotografias e ilustrações, um gostoso e elaborado “aperitivo” intelectual e visual para despertar seu interesse pelos temas e sua vontade de aprender, ensinar, fazer mais amizades e cooperar. Se alguma palavra ou expressão aparecer deste jeito, vá até o glossário e descubra o que ela significa.

Um mundo melhor depende de pessoas melhores, e nós podemos ser muito melhores do queimaginamos. Juntos, estamos dourando as sementes que irão verdejar novas esperanças, mais cores e boa música nas mentes empoeiradas, nos pálidos corações e nos jardins abandonados... “Antes de sair com a nobre missão de mudar o mundo, dê duas voltas dentro de sua própria casa”, nos alerta um antigo provérbio.

Seja bem-vindo a um universo de descobertas sobre a sua própria história, a história dos humanos que, por séculos e séculos, interagem com esta paisagem criada há milhões de anos.

Boa leitura!
Equipe Itapoty