Juventude Reunida pelo Meio Ambiente

I Conferência Regional da Juventude pelo Meio Ambiente - Valorização e Conservação do Ecótono da Cuesta

 


Quando: 03 de junho (sábado)

 Horário: das 9h às 19h (Horário da saída dos onibus em breve)

Onde: UNESP Lageado / Botucatu

Para quem: jovens de 15 a 19 anos de Itatinga, Pardinho, Botucatu e Bofete

Vagas limitadas / Participação gratuita

Canecas, transporte, lanche e almoço inclusos

PARA ENTENDER MELHOR AS ETAPAS DA CONFERÊNCIA:

  • Pré-inscrição do grupo de 3 a 5 estudantes no formulário on line
  • ECOTAREFAS: Trabalhando em grupo, na sua casa, na escola, na cidade, o tema escolhido;
  • OFICINA PREPARATÓRIA: Com a orientação de um Eco-educador na sua escola, aprofundar o trabalho com o tema escolhido - a Itapoty irá enviar por whatsapp as infrmações sobre a oficina (data, hora e orientações para participação);
  • CONFERENCIA: Todos juntos, trabalhando os temas em grupos maiores e depois em uma grande plenária para produzir um Manifesto da Juventude de Valorização e Conservação da Cuesta. 

1o PRÉ-INSCRIÇÕES

Para se inscrever agora você precisa estar no mínimo com mais dois amigos/as formando um trio ou até um sexteto! Acesse, preencha e envio o formulário de pré-inscrição que está neste link: https://goo.gl/forms/FGwqVZLEmca1c5GP2

2o MISSÃO ECOLÓGICA

Agora que você já soube da conferência e fez a sua pré-inscrição em grupo no formulário on-line, está na hora de se preparar! Porque? Porque esse grande encontro da juventude só será legal e só dará frutos se todo mundo participar e para participar é importante sabermos o que estaremos fazendo lá, quais os temas serão discutidos e o que queremos como resultados.

ATENÇÃO: A Inscrição só será efetivada se a Missão Ecológica for cumprida, ou seja, se o grupo realizar as ecotarefas, registrar os resultados e postar no Portal dos Protetores da Cuesta. 

Portal do Atlas da Cuesta

Temas da Conferência e Ecotarefas 

IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO: adquirir conhecimentos e informações para embasarem as conversas e apimentarem as discussões!! Conhecerem a realidade para projetarem e influenciarem para melhor o futuro: “Visão de Futuro” embasadas nas seguintes questões: Quem somos nós? O que queremos para a nossa região? Que exemplos deixaremos?

ATENÇÃO: Tabulem e organizem todas as informações coletadas, pois elas serão utilizadas para embasar as discussões na oficina preparatória (Pré-Conferência), que será realizada na sua escola com os grupos inscritos e que cumpriram a “ecomissão” referente ao tema escolhido pelo grupo.

As informações e respostas deverão ser apresentadas de forma escrita na oficina preparatória (pode ser manuscrito – “com letra legível”)

Nome do grupo:                                             Tema:

Nome dos integrantes:

Item 1- Resposta:

Item 2- Resposta:

Item 3- Resposta:

e assim por diante...

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: Ao final de toda tarefa todos os grupos terão que fazer uma marcação no Portal do Atlas da Cuesta - Protetores. Se precisarem de ajuda, seguem algumas orientações e qualquer duvida entrem em contato com (14) 998179030.

  • Entrem no Portal do "Atlas da Cuesta" (Portal do Atlas da Cuesta)  e cliquem em "Protetores";
  • Faça o login criando um 'cadastro em grupo' (vejam que há essa opção no canto inferior direito da janela de cadastro) colocando o nome do grupo, usando o e-mail de um dos membros do grupo e inserindo o nome de todos os membros. Observação: todos podem fazer um login pessoal para usar o portal, o Portal do Atlas da Cuesta é pra todos nós usarmos... mas as marcações deverão ser feitas no login que tem o nome do grupo;
  • Depois de criar o cadastro, vá em editar perfil (acima do nome do grupo) e preencha os campos: em "sobre mim" coloque o nome da sua escola e o nome dos membros do grupo; insira uma imagem que represente o seu grupo;
  • Para criar a marcação: a. clique duas vezes no local do mapa que você acha que tem a ver com a marcação (para entender o mapa em breve teremos um mapa explicativo no Portal dos Protetores, fique de olho!); b. Selecione o tipo "Conferencia"; preencha os campos, insira o link e/ou suba uma foto relacionada a Ecotarefa.
  • Clique em "publicar" e pronto, marcação criada!

Download do Manual do Protetores

MANDEM BRASA!!!

BOAS PESQUISAS E DISCUSSÕES!!

MUITA SAÚDE...PROTEÇÃO...BONDADE ECOLÓGICA NO CORAÇÃO

LIXO

Palavras Chave:

Lixo doméstico (reciclagem, diminuição e reutilização); Lixo eletrônico; “sujismundice” das cidades; óleo de cozinha

 

Ecotarefa:

1. Reúna seu grupo e juntos façam uma tabela listando os vário “tipos de lixo” que saem das suas casas e escolas, aplicando o conceito dos “4 R” (Repensar: “Será que preciso mesmo disto??”, Reduzir, Reutilizar, Reciclar) para cada “tipo de lixo”, colocando na coluna ao lado (na frente de cada item) o que pode ser: repensado, reduzido, reciclado ou reutilizado.

ATENÇÃO: lembrar de incluir na lista os resíduos “mais poluentes” que são gerados nas nossas casas.

2. Pesquisem se na sua escola, bairro e cidade tem: coleta seletiva do lixo doméstico / local apropriado para destino de lixo eletrônico, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes / ponto para coleta de óleo de cozinha usado.

3. Conversem entre vocês e citem: Quais são os benefícios da diminuição do lixo e da reciclagem dos matérias?

4. Pesquisem na Secretaria/Diretoria de Meio Ambiente da sua cidade, quantos % do lixo doméstico coletado é reciclado por mês no seu município.

5. Entrevistem alguma pessoa que “vive da reciclagem do lixo” na sua cidade, e perguntem o que vocês jovens podem fazer para ajudá-la neste importante trabalho.

6. Criem uma marcação (postem) no “Portal dos Protetores” uma foto do grupo (ou de alguns integrantes deste) junto com esta pessoa entrevistada, e uma frase de ECOMOTIVAÇÃO para as pessoas “cuidarem melhor” do lixo que produzem.

Para fazer as marcações no Portal dos Protetores da Cuesta, acesse http://itapoty.org.br/atlas/, criem um login com o nome do grupo utilizando o e-mail de um membro do grupo e cliquem com o mouse duas vezes no mapa.

 

BIOMAS E SUA BIODIVERSIDADE

Palavras Chave:

Fauna e Flora, importância e ameaças

 

Ecotarefa:

1. Reúna seu grupo para discutir e pesquisar sobre o que são Biomas e Biodiversidade

2. Listem quais são os grandes biomas que estão no território brasileiro (terrestres e aquáticos).

3. Pesquisem no “Atlas da Cuesta” e citem quais destes biomas recobrem (ou recobriam) a região em que vivemos e quantos % restam destes ambientes naturais em cada município da nossa região.

http://itapoty.org.br/atlas/

4. Qual a importância da biodiversidade para a vida dos seres humanos?

5. Façam um poema (de preferência rimado) contendo pelo menos 2 espécies de animais que já foram extintos e mais 2 que estão ameaçados de extinção na região do Ecótono da Cuesta, e criem uma marcação (postem) no “Portal dos Protetores da Cuesta” inserindo o poema no espaço "descrição". Se o grupo preferir, podem fazer inserir na marcação (postagem) um vídeo de alguém ou jogral de vocês declamando o poema.

DICA: Para inserir o vídeo no Portal dos Protetores, precisa antes (1) postá-lo (fazer o upload) no YOUTube, (2) copiar e colar o link (URL) do YouTube na marcação que vocês irão criar através do login do do grupo no Portal. Ou caso tenham dificuldades com a net, postem uma foto do grupo no Portal e enviem o vídeo via whatsapp para o coordenador da Conferência (14) 998179030.

Para fazer as marcações no Portal dos Protetores da Cuesta, acesse http://itapoty.org.br/atlas/, criem um login com o nome do grupo utilizando o e-mail de um membro do grupo e cliquem com o mouse duas vezes no mapa.

ÁGUA E AQUÍFERO GUARANI

Palavras Chave:

Abastecimento; Desperdício de água; Poluição das águas; Proteção das águas; O que é Aquífero e Qual a sua importância?

Ecotarefa:

1. Reúna seu grupo e pesquisem no Atlas da Cuesta, quais são as duas principais bacias hidrográficas que banham nossa região.

2. Cite o nome de um ou mais rios e/ou córregos que atravessam ou passam perto da sua cidade. Na avaliação do grupo analisem se estes rios ou córregos estão poluídos ou não (aproveitem para definir o que é poluição?)

3. Pesquisem no Atlas da Cuesta, o que é o Aqüífero Guarani?  Qual sua extensão e importância?

4. Examinem atentos o mapa “Águas superficiais e subterrâneas” que está no Atlas da Cuesta, e com base nos conhecimentos do grupo e nas informações disponíveis no Atlas, respondam: Qual a importância da nossa região para a conservação do Aqüífero Guarani?

5. Conversem sobre “de qual rio ou fonte vem a água que abastece a sua cidade”, caso não saibam, pesquisem ou perguntem a um/a professor/a.

6. Sendo possível, visitem esse local de onde a água é retirada para o abastecimento público, ou algum outro rio/córrego que passe perto da sua cidade e façam uma fotografia de um aspecto positivo (proteção/conservação/limpeza da água) e de um aspecto negativo (assoreamento / poluição / lixo / falta de mata ciliar). Façam uma marcação (postem) no “Portal dos Protetores da Cuesta”!!!

Para fazer as marcações no Portal dos Protetores da Cuesta, acesse http://itapoty.org.br/atlas/, criem um login com o nome do grupo utilizando o e-mail de um membro do grupo e cliquem com o mouse duas vezes no mapa.

 

ECOLOGIA ALIMENTAR

Palavras Chave:

Disponibilidade de alimento; Segurança ambiental e humana relacionada com produção de alimento; Produção Sustentável e Economia Regional; Uso do solo; Agroecologia, produção agrícola, alimentos saudáveis e orgânicos.

 

Ecotarefa:

1. Com o grupo reunido, façam uma tabela listando os principais gêneros/itens alimentícios que vocês comem diariamente (inclusive os industrializados).

2. Em casa, pesquisem nas embalagens dos alimentos de onde vem aquele produto (cidade/estado), e perguntem no local onde sua família compra legumes e verduras, onde estes são produzidos. Completem a tabela com estas informações.

3. Leiam o texto “Produção Sustentável” no Atlas da Cuesta, e discutam no grupo se conhecem locais ou pessoas que já produzem desta forma na nossa região. Quais os benefícios que uma produção de alimentos “mais sustentável” traz para a sua saúde, para a saúde do meio ambiente e dos trabalhadores rurais?

4. Pesquisem sobre “alimentos transgênicos” e “alimentos orgânicos”, o que são? Quais seus riscos? Quais seus benefícios?

5. Visitem uma horta (pode ser no seu bairro), feiram venda ou comércio na cidade de vocês que vendam alimentos produzidos de forma “mais sustentável”, sem agrotóxicos, “orgânicos” ou que venham da “agricultura familiar”. Fotografem ou façam um breve vídeo com os/as agricultores e façam uma marcação (postem) no “Portal dos Protetores da Cuesta”, juntamente com uma frase ecomotivadora.

Para fazer as marcações no Portal dos Protetores da Cuesta, acesse http://itapoty.org.br/atlas/, criem um login com o nome do grupo utilizando o e-mail de um membro do grupo e cliquem com o mouse duas vezes no mapa.

 

Area Livre de Transgênicos, na APA Botucatu from Mariano Pikman on Vimeo.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavras Chave:

Educação e os Desafios Socio-Ambientais da Atualidade

 

Ecotarefa:

1. Reflita e liste individualmente os principais desafios socioambientais da atualidade

2. Em grupo, conversem seriamente a respeito do papel (função) da educação formal (escolar) e na educação não formal (meios de comunicação = televisão, jornais e revistas, rádios) no fortalecimento de uma “cultura ecológica” que nos permita superar os desafios sócias e ambientais citados.

3. Listem os projetos ou atividades neste tema que vcs lembram de ter participado na escola e na sua cidade

4. Façam uma pesquisa na sua escola com pelo menos 45 jovens e 5 professores, sobre a “temática ambiental”( se os projetos, informações nas matérias e atividades desenvolvidas na escola e na cidade são suficientes dando uma nota de 0 a 10 e adequados, ou seja, feitos com “dedicação” e de “forma envolvente” dando também uma NOTA de 0 a 10, para superarmos os principais desafios ambientais deste século). Tabular os dados para discutirmos na oficina preparatória (Pré-conferência)

5. MUSICAR algum POEMA do Atlas da Cuesta (bem simples...vcs mesmo cantando ou chamar algum amigo que toque instrumento ou músico para participar da gravação). Gravar ou filmar e criar uma marcação no no “Portal dos Protetores” com a gravação.

DICA: Para inserir o vídeo no Portal dos Protetores, precisa antes (1) postá-lo (fazer o upload) no YOUTube, (2) copiar e colar o link (URL) do YouTube na marcação que vocês irão criar através do login do do grupo no Portal. Ou caso tenham dificuldades com a net, postem uma foto do grupo no Portal e enviem o vídeo via whatsapp para o coordenador da Conferência (14) 998179030.

Para fazer as marcações no Portal dos Protetores da Cuesta, acesse http://itapoty.org.br/atlas/, criem um login com o nome do grupo utilizando o e-mail de um membro do grupo e cliquem com o mouse duas vezes no mapa.

 

CONSUMO CONSCIENTE

Palavras Chave:

Produtos industrializados; Eletrônicos; História das coisas; Logística (combustível, energia de produção); Cultura como Consumo; AQUECIMENTO GLOBAL

 

Ecotarefa:

1. Com o grupo reunido, leiam o texto “Consumo Consciente” ("CC") no Atlas da Cuesta, e conversem sobre: o que significa na prática esse tema? O que temos que não precisamos? O que compramos sem pensar?

2. O contrário do “CC” é o “Consumo Exagerado” (consumismo). Discuta no grupo quais são os motivos que levam as pessoas ao consumismo? Quais as conseqüências desta forma de consumo para o meio ambiente?

3. Pesquisem sobre “Aquecimento Global”: O que é? Quais suas conseqüências? E façam uma relação direta com o “consumismo” e “consumo consciente”.

4. Vocês já devem ter percebido que muitas lojas estão “cheias de produtos mais baratos” (eletrônicos, brinquedos, roupas, utensílios domésticos, etc...), e que a grande maioria destes produtos vêm da China. Pensem em grupo e discutam. Quais são os principais fatores que contribuem para a China conseguir vender produtos “mais baratos” no mundo inteiro? E quais conseqüências isso traz para os produtos fabricados no Brasil?

5. Vocês sabem o que são pessoas “vegetarianas” e pessoas “veganas”?? Pesquisem a respeito e discutam qual a contribuição destas para o meio ambiente?

6. Cada integrante do grupo deverá entrevistar pelo menos 5 pessoas da sua vizinhança (que morem em casas distintas), para saber se estas “se preocupam em saber a origem dos produtos que consomem” (tanto comida, quanto roupas, eletrônicos e outros) e se procuram algum tipo de “selo de qualidade” (ambiental ou social) nestes produtos. Juntem as entrevistas e tabulem os dados. Somar todas as respostas e façam a proporção (%) em relação ao total de pessoas entrevistadas, para discutirmos na oficina preparatória (Pré-Conferência).

7. Procurar nos supermercados do seu bairro e ou vendas menores, algum produto que tenha sido produzido no seu município. Caso não encontre, procure outro que seja produzido nos municípios vizinhos. Procurem também algum produto que seja comprovadamente “orgânico” e que tenha um selo de qualidade (certificação) atestando sua origem de produção orgânica. Tirem uma foto de algum integrante do grupo segurando este produto e façam uma marcação (postem) no “Portal do Protetores da Cuesta”, inserindo na descrição uma frase ecomotivadora sobre consumo consciente. 

* Missão extra: O grupo que se interessar pelo tema, deverá (“se quiser”, não é obrigatório) procurar e entrevistar uma pessoa “vegetariana” e outra pessoa “vegana”, para saber: Qual ou quais os motivos levaram essa pessoa a mudar seu hábito alimentar? Quais os benefícios que sentiu? Quais as dificuldades que encontrou? E outras curiosidades que acharem interessante perguntar. Façam um breve vídeo (1 minuto) com uma destas pessoas falando dos motivos da mudança no hábito alimentar, e façam uma marcação com o ícone 'Conferencia' no “Portal dos Protetores” inserindo o link do viedo no youtube.

DICA: Para inserir o vídeo no Portal dos Protetores, precisa antes (1) postá-lo (fazer o upload) no YOUTube, (2) copiar e colar o link (URL) do YouTube na marcação que vocês irão criar através do login do do grupo no Portal. Ou caso tenham dificuldades com a net, postem uma foto do grupo no Portal e enviem o vídeo via whatsapp para o coordenador da Conferência (14) 998179030.

Para fazer as marcações no Portal dos Protetores da Cuesta, acesse http://itapoty.org.br/atlas/, criem um login com o nome do grupo utilizando o e-mail de um membro do grupo e cliquem com o mouse duas vezes no mapa.

 

CIDADES AMIGAS DA NATUREZA

Palavras Chave:

Áreas verdes; Arborização urbana; Coleta seletiva; Espaços de lazer; Limpeza das ruas; Mobilidade urbana; Permeabilidade do solo; Tratamento de esgoto;  “sujismundice” das cidades

 

Ecotarefa:

1. Com o grupo reunido, pesquisem quantos habitantes tem o seu município, e quantos % destes moram na cidade.

2. Aproveitem para conversar sobre e avaliarem dando uma nota de 0 a 10, os seguintes aspectos da sua cidade: 

  • Possui abrigo para animais domésticos abandonados?
  • Possui ciclovias? Elas são necessárias ou não?
  • Possui serviço para encaminhamento de animais silvestres feridos para Centro de Tratamento Especializado?
  • Possui sistema eficiente de coleta seletiva dos resíduos domésticos?
  • Possui sistema eficiente de coleta e destinação correta de lâmpadas fluorescentes, pilhas/baterias e aparelhos eletrônicos?
  • Possui lixeiras nas ruas, em número suficiente, para usos dos/as pedestres?
  • A prefeitura ou alguma ONG faz campanhas educativas sobre coleta seletiva e sobre “lixo jogado” nas ruas e nos quintais?
  • Como é a acessibilidade para cadeirantes nas ruas e para entrarem nos prédios públicos?
  • Existem muitos pontos de alagamento (em dias de chuva forte) na cidade?

Se puderem visitem os lugares citados e/ou liguem para as instituições responsáveis para experenciar e saber mais.

3. Andem pelas ruas dos seus bairros atentos a dois pontos: lixo jogado e arborização das calçadas. Observem se há muito lixo e entulhos (materiais de construção, madeiras, móveis velhos) jogado nas calçadas, ruas, terrenos e áreas verdes, e dêem uma nota (de 0 = pouco a 10 = muito) para a “sujismundice” da sua cidade. Aproveitem para listar os motivos que contribuem para esta situação negativa. Observem também se existem árvores nas calçadas em número compatível com as residências (pelo menos 1 para cada 2 casas) e dêem uma nota de 0 a 10 para a arborização urbana da sua cidade. Podem fazer uma amostragem, ou seja, façam essa observação na região da escola ou de suas casas.

4. Entrem em contato com a SABESP ou Secretaria/Diretoria Municipal de Meio Ambiente de sua cidade, para saberem sobre:

  • Quantos % das casas tem coleta de esgoto?
  • Do total de esgoto coletado quantos % são devidamente tratados?
  • Qual a eficiência deste tratamento? (isto é, o quanto realmente dos poluentes são retirados da água) e como pode ser comprovada esta eficiência de tratamento?

5. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, a qualidade de vida dos moradores/as de uma cidade depende também da quantidade de áreas verdes disponíveis por habitante (medida em metros quadrados – m² de área verde/habitante). O número mínimo aconselhável é de 12 m² por habitante. Para sabermos qual a nossa situação em relação a este tema, pesquisem na Secretaria/Diretoria Municipal de Meio Ambiente da sua cidade, qual a proporção de área verde por habitante na zona urbana.

6. Visitem praças, áreas de lazer e espaços ao ar livre para a prática de esportes, e coletem as seguintes informações:

  • Estes espaços são suficientes para atender a população urbana?
  • Estão “bem cuidados”?
  • Existem pessoas da comunidade que ajudam a cuidar destes espaços?
  • Existe depredação (vandalismo) destes espaços pelas pessoas da própria cidade?
  • Existem lixeiras?
  • Como é a acessibilidade para cadeirantes?

Façam uma fotografia com integrantes do grupo em um destes espaços, registrando um aspecto positivo ou um aspecto negativo do que vocês observaram, e insiram em uma marcação utilizando o marcador "Conferencia" (postem) no “Portal dos Protetores da Cuesta”. Na descrição da marcação coloquem uma frase de ecomotivação ou de protesto.

** Missão Extra: O grupo que se interessar pelo tema, deverá (“se quiser”, não é obrigatório) fazer uma visita à Câmara Municipal da sua cidade e conversar com um/a vereador/a sobre a opinião deles sobre as  “Leis Ambientais” do município (se conhecem as leis, se acham estas satisfatórias, e se fiscalizam e colaboram para o cumprimento e aperfeiçoamento destas leis). E aproveitar para pesquisar se o seu município possui as seguintes leis:

  • Arborização Urbana
  • Plano Diretor Urbano
  • Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
  • Lei que institui o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
  • Lei de Proteção do Manancial
  • Plano de Drenagem Urbana
  • Plano de Saneamento Básico

Para fazer as marcações no Portal dos Protetores da Cuesta, acesse http://itapoty.org.br/atlas/, criem um login com o nome do grupo utilizando o e-mail de um membro do grupo e cliquem com o mouse duas vezes no mapa.

 

ECOTURISMO REGIONAL E PARQUES

Palavras Chave:

Conhecendo, interagindo, desfrutando e valorizando a natureza e o ambiente regional; Esportes de aventura e áreas nas cidades para prática esportiva.

 

Ecotarefa:

1. Com o grupo reunido, façam uma lista dos pontos “ecoturísticos” que vocês conhecem no seu município e nos municípios vizinhos.

2. Façam uma avaliação da estrutura de “visitação” para cada um destes pontos ecoturísticos:

  • Estão em propriedade particular ou pública?
  • O ambiente natural está protegido ou conservado?
  • Como é o acesso? (fácil ou difícil)
  • Possui indicação para se chegar até o local?
  • Quais são as atividades de ecoturismo que podem ser praticadas nestes locais?
  • Encontraram “lixo jogado” nestes locais?

2. Conversem ou pesquisem sobre os “esportes de aventura” que são praticados ou podem ser praticados nestes locais. Os/as integrantes do grupo já praticaram algum esporte de aventura na nossa região? Qual esporte? Onde? Com quem?

3. Pesquisem a lei chamada de SNUC – Sistema Nacional de Unidade de Conservação, e as categorias de Unidades de Conservação existentes. Verifique se o seu município possui alguma Unidade de Conservação que se encaixe nestas categorias.

4. Pesquisem sobre a APA (Área de Proteção Ambiental) – Perímetro Botucatu. O que é? Qual seu tamanho? Para que serve? Qual sua importância?

5. Leiam atentamente o texto “Turismo Responsável” que faz parte do Capítulo 4 do Atlas da Cuesta, e informem quais dos pontos turísticos da nossa região que são citados neste texto vocês já conhecem, isto é, estiveram lá!!

6. Nossas cidades também possuem pontos turísticos, como: construções antigas e suas histórias, prédios com arquitetura moderna e inovadora, museus, galerias de arte, vitrais que embelezam igrejas e outras construções, murais e grafites gigantes, dentre outros. Escolham um local na cidade ou no município de vocês, que possa ser considerado como um “ponto turístico” ou “ecoturístico”, tirem uma fotografia deste local e criem uma marcação utilizando a marcação "Conferencia" no “Portal dos Protetores da Cuesta”, inserindo a fotografia e uma frase “ecomotivadora” na descrição da marcação.

DICA: Sobre a APA, vocês encontram facilmente na internet, ou podem ligar para a Secretaria/Diretoria de Meio Ambiente do seu município, ou para a Fundação Florestal (14) 38481144.

Para fazer as marcações no Portal dos Protetores da Cuesta, acesse http://itapoty.org.br/atlas/, criem um login com o nome do grupo utilizando o e-mail de um membro do grupo e cliquem com o mouse duas vezes no mapa.

 

CIDADANIA ECOLÓGICA

Palavras Chave:

Democracia; Direitos e deveres; Leis da Humanidade e Leis da Natureza; Movimento ambientalista; ONGs; COMDEMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente.

 

Ecotarefa:

1. Com seu grupo reunido, leiam atentamente o texto “Nossos Direitos e Deveres”, que faz parte do capítulo 4 do Atlas da Cuesta. Conversem sobre:

  • Na atualidade, quais são nosso direitos?
  • Quais são nossos deveres em relação ao meio ambiente?
  • Qual é o papel da juventude moderna neste contexto?

2. Conversem e relatem se já viram pessoalmente (presenciaram) alguma agressão ao meio ambiente, às plantas ou aos animais na nossa região. Onde? Na opinião de vocês, quais atividades ou ações humanos podemos considerar como agressões ao meio ambiente? Façam uma lista dividindo-as entre: menos grave, grave e muito grave.

3. O que entendem por “corrupção”? Na opinião de vocês, como este ato ilícito interfere na cidadania e no meio ambiente?

4. Pesquisem sobre o “Movimento Ambientalista”. Quando e como se originou? Principais valores e suas Principais conquistas. O que são ONGs? Façam uma lista das ONGs ambientalistas que atuam na nossa região e que vocês já viram trabalhando ou ouviram falar a respeito.

5. Informem-se sobre a existência do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, em seu município. Se existe e se é atuante, e quais são suas atribuições e responsabilidades.

6 - Fazer uma visita à Câmara Municipal da sua cidade (ou ligar caso fique longe da casa de vocês) e conversar com um/a vereador/a sobre a opinião deles sobre as  “Leis Ambientais” do município (se conhecem as leis, se acham estas satisfatórias, e se fiscalizam e colaboram para o cumprimento e aperfeiçoamento destas leis). E aproveitem para pesquisar se o seu município possui as seguintes leis:

  • Arborização Urbana
  • Plano Diretor Urbano
  • Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
  • Lei que institui o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
  • Lei de Proteção do Manancial
  • Plano de Drenagem Urbana
  • Plano de Saneamento Básico.

7- Elaborem um “grito de protesto ecológico”, e façam um vídeo ou gravação do grupo entoando fortemente este grito e façauma marcação (postem) no “Portal dos Protetores da Cuesta” inserindo o link para o vídeo na marcação.

DICA: Para inserir o vídeo no Portal dos Protetores, precisa antes (1) postá-lo (fazer o upload) no YOUTube, (2) copiar e colar o link (URL) do YouTube na marcação que vocês irão criar através do login do do grupo no Portal. Ou caso tenham dificuldades com a net, postem uma foto do grupo no Portal e enviem o vídeo via whatsapp para o coordenador da Conferência (14) 998179030.

Para fazer as marcações no Portal dos Protetores da Cuesta, acesse http://itapoty.org.br/atlas/, criem um login com o nome do grupo utilizando o e-mail de um membro do grupo e cliquem com o mouse duas vezes no mapa.

 

MEU CORPO MINHA VIDA, MINHA MENTE MEU QUINTAL

Palavras Chave:

Cuidando de mim e dos meus relacionamentos; Sexualidade; Álcool e drogas; Violência; Gravidez; Auto-estima; Virtudes e valores.

 

Ecotarefa:

Para quando estiverem em grupo: Que tal começar o encontro do grupo se percebendo e percebendo o outro? Durante os primeiros 5 minutos do encontro do grupo apenas respirem, prestem atenção no seu corpo respirando e depois olhem nos olhos uns dos outros antes de começarem a fazer qualquer atividade. Será que a reunião vai ser diferente assim?

1. Com o grupo reunido conversem sobre o que cada um faz para cuidar do corpo e da mente. Façam uma lista de cuidados pessoais dividindo em duas colunas, corpo e mente. Analisem a lista e criativamente adicionem o que acham que esteja faltando ou as idéias de auto-cuidado que surgirem. Se quiserem podem entrevistar outros amigos/as, professores/as, pais, irmãos etc sobre o que fazem para se cuidar e complementem a lista.

2. Prática de conscientização 1 - auto-cuidado por um dia:: O grupo escolhe um dia para que cada membro, durante o dia todo, sem mudar sua rotina, presta atenção em o que fez para se cuidar e que atitudes com relação a você mesmo pode melhorar. Em outro dia, se reúnam e cada um que quiser, fala como foi essa experiencia. Anotem as idéias interessantes que surgirem.

3. Pesquisem em sua cidade o que está disponível para ajudar cada um a se cuidar, desde locais de atendimento de saúde até espaços de esporte. Existem lugares e pessoas que orientam sobre auto-cuidado, sexualidade, álcool e drogas, violência e gravidez? Quais são esses lugares e pessoas e o que eles fazem? Se acharem panfletos explicativos por onde pesquisarem, leiam em grupo e levantem as dúvidas que forem surgindo e façam uma pasta com todos os panfletos que vocês encontrarem e as dúvidas que surgirem.

Dica: O grupo pode se dividir em alguns temas como: 1. Secretaria da Saúde e  instituições médicas (hospitais, postos de saúde, centros de atendimento); 2. Locais de assistência social (Conselho tutelar, locais de acolhimento de idosos, de crianças órfãs ou que necessitam de cuidados especiais, centros de atendimento de usuários de álcool e drogas); 3. Locais de esportes (Secretaria de Esporte, Clubes, academias, yoga, capoeira entre outros); 4. Outros locais e pessoas que vocês descobrirem relacionados com esse tema.

4. Prática de conscientização 2 – cuidando do outro: O grupo escolhe um dia para que cada membro, durante o dia todo, sem mudar sua rotina, presta atenção em o que fez para cuidar de alguém próximo através de palavras e ações e que atitudes você mesmo pode melhorar para realizar ainda mais ações de cuidado com o outro. Em outro dia, se reúnam e cada um que quiser, fala como foi essa experiencia. Anotem as idéias interessantes que surgirem.

5. No Atlas da Cuesta, comtemplem cada aquarela que abre os capítulos. Cada aquarela reflete um momento da historia da nossa região e como nós humanos nos relacionamos com esse espaço precioso. O que vocês percebem da relação do homem com o ambiente regional observando as aquarelas? Escrevam um pequeno parágrafo sobre a percepção do grupo e façam uma marcação (postem) no “Portal dos Protetores da Cuesta” inserindo o texto e uma foto do grupo na marcação.

Para fazer as marcações no Portal dos Protetores da Cuesta, acesse http://itapoty.org.br/atlas/, criem um login com o nome do grupo utilizando o e-mail de um membro do grupo e cliquem com o mouse duas vezes no mapa.

 

NOSSOS PARCEIROS

Financiador

Fundo de Defesa dos Direitos Difusos

 Parceiros que estão contribuindo com recursos financeiros, apoio institucional, equipamentos e estrutura

Diretoria Ensino do Estado de São paulo - Regional Botucatu; Municípios (Prefeituras e Câmaras dos Vereadores) de Itatinga, Bofete, Pardinho e Botucatu

                          

Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Pardo

Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo

FEPAF                       Faculdade de Ciencias Agronômicas                            Unesp - Botucatu

Instituto Jatobás

Parceiros

  • 0_logo_laboratorio_conservacao_natureza.jpg
  • 1_logo_fepaf.jpg
  • 2_logo_fca.jpg
  • 3_logo_unesp_rioclaro.jpg
  • 4_apa_botucatu.jpg
  • 5_logo_fundacao_florestal.jpg
  • abd.jpg
  • clube_fm.jpg
  • ecotore.jpg
  • giramundo.jpg
  • logo_AAVA.jpg
  • logo_Assertiva-Mindfulness.jpg
  • logo_bofete.jpg
  • logo_botucatu.jpg
  • logo_Carol-Lopes.jpg
  • logo_cati.jpg
  • logo_EcoCuesta.jpg
  • logo_ensino_regiao_botucatu.jpg
  • logo_esalq.jpg
  • logo_fca.jpg