Glossário

Aquífero confinado

Parte do aquífero que se encontra entre rochas pouco permeáveis, como o basalto.

Bacia sedimentar

Área de depressão da superfície da Terra cujo formato lembra o de uma bacia, onde ocorre o depósito de materiais (minerais, rochas e matéria orgânica, como restos de animais e plantas) ao longo do tempo. Em uma bacia sedimentar, o processo de deposição de materiais é mais intenso que os processos erosivos, e assim a depressão vai sendo preenchida.

Bandeiras

Caravanas oficiais da administração pública da Capitania de São Vicente (depois São Paulo). Sua atividade ia além da simples incursão pelo interior brasileiro, como era o caso das Entradas, e, mesmo desempenhando um papel de reconhecimento, pretendeu estabelecer a presença portuguesa nas terras conquistadas.

Batelão

Tipo de canoa muito resistente, capaz de suportar diversas pessoas.

Bocaina

É uma depressão em uma serra. Na região, diz-se bocaina das formações do front da Cuesta onde corre algum rio e se forma um vale profundo.

Bugreiros

Bugre era o nome dado a um certo grupo de indígenas do sudeste do Brasil. Eram chamados bugreiros os homens especializados na caça e no aprisionamento de indígenas quando essa prática era corriqueira, nos primórdios da ocupação do Brasil pelo homem europeu.

Companhia de Jesus

Ordem religiosa cristã que acompanhou todos os primeiros colonizadores ao Brasil e que era responsável por catequizar os indígenas brasileiros.

Corredor ecológico

Área, geralmente extensa, onde várias instituições e pessoas atuam de maneira coordenada, com o objetivo de proteger a biodiversidade. Quando pensamos em formar um corredor ecológico, temos de olhar para uma grande área do território e sua paisagem, com todos os seus elementos, fazendas, sítios, florestas, matas ciliares etc. A ideia principal é conectar as florestas e áreas naturais, como campos e cerrados, para que os animais possam circular pela paisagem.

Corrente de convecção

É o nome dado à movimentação da enorme massa de material líquido e pastoso presente no Núcleo e no Manto da Terra. O líquido do Núcleo é mais quente (4.000 °C) do que o do Manto (2.000 °C), e isso faz com que o mais quente vá em direção à litosfera (crosta terrestre), e o mais frio migre para o Núcleo. Essa movimentação acaba provocando o deslocamento da camada rígida externa, ou seja, das placas tectônicas.

Crosta terrestre

Camada mais rígida da Terra, também chamada litosfera, composta de rochas e solos de diferentes formações e idades. Ocupa no planeta a mesma proporção que a casca de um ovo. De acordo com essa comparação, a clara e a gema representariam, respectivamente, o Manto e o Núcleo da Terra (formados por minerais “derretidos”, em estado líquido e pastoso).

Deriva continental

Lento e gradativo deslizamento das placas tectônicas, que levou à atual configuração dos continentes.

Descarga

Processo de saída da água do aquífero para a superfície da terra – a água de alguns rios vem de regiões onde o Aquífero Guarani aflora.

Dobrado

Ritmo musical que teve sua origem no passo dobrado das marchas militares europeias, misturado com outros ritmos brasileiros.

Dobramento

Processo que ocorre por causa de uma contração da crosta terrestre, faz com que as rochas se dobrem e, consequentemente, altera a forma do relevo.

Ecótono (oikos = casa + tônus = tensão)

Zona geográfica onde comunidades diferentes se encontram e se misturam.

Efeito estufa

Fenômeno que ocorre em consequência de um processo natural de aquecimento e manutenção da temperatura na atmosfera terrestre. Os raios infravermelhos emitidos pelo sol atingem a Terra e irradiam calor, que é mantido na atmosfera por gases como o dióxido de carbono, entre outros. O equilíbrio na quantidade desses gases na atmosfera ajuda a regular a temperatura em nosso planeta.

Endêmicas

Espécies que existem somente em um determinado ecossistema ou bioma, ou seja, são únicas de determinado local.

Entradas

Alguns historiadores declaram que se trata de iniciativas particulares, sem autorização ou estímulo do poder público, principalmente da Câmara de Vereadores de São Paulo, que dirigia a Capitania. Outros, ao contrário, dizem ser outro termo para designar as caravanas empreendidas pelos bandeirantes.

Fisionomias do Cerrado

São os diferentes tipos de vegetação que formam o bioma Cerrado.

Floresta de alto valor de conservação (FAVC)

É um tipo de área protegida, criada pelos sistemas de certificação florestal, para que as empresas florestais cumpram suas responsabilidades ambientais de conservação da natureza. As empresas é que têm a iniciativa de criar uma FAVC e de cuidar dela. Geralmente, é uma área de floresta que possui atributos importantes para a conservação ambiental e para a sociedade. A FAVC deve manter e aumentar esses atributos .

Friáveis

Diz-se das rochas que se fragmentam facilmente.

Front (ou fronte)

Termo utilizado para designar a parte frontal do relevo da Cuesta, ou seja, seu “paredão” vertical. A parte superior do front, onde ficam blocos de rochas expostas, é chamada cornija.

Geomorfológica

Geo = terra; morfo = forma; logia = estudo. Relativo à geomorfologia, que é o estudo da forma da superfície terrestre.

Hotspot (lugar quente)

Indica áreas reconhecidas internacionalmente por abrigarem grande quantidade de seres vivos, muitas espécies diferentes de animais e plantas e muitas espécies endêmicas.

Instrumento legal

Documento que dita regras e que tem valor legal perante a Justiça. Contratos, resoluções, normativas, decretos e leis são instrumentos legais.

Intemperismo

Processo de degradação física e química das rochas pela ação constante das mudanças de temperatura e pela ação química da água.

Interesses difusos

Questões da sociedade que interessam a todos os cidadãos. Dos interesses difusos surgem os direitos difusos, ou seja, os direitos comuns a todos, como o meio ambiente saudável, a saúde e a preservação do patrimônio histórico, entre outros.

Jurisprudência

Conjunto de decisões e interpretações feitas pelos tribunais superiores em seus julgamentos, que compõe uma tendência a ser seguida nas decisões futuras em todo o país.

Licenciamento

Ato de conceder licença, autorizando o funcionamento de atividades ou empreendimentos, de acordo com normas estabelecidas (leis, decretos, normas etc. – ambientais, nesse caso). O processo de licenciamento analisa o projeto do empreendimento, se ele está de acordo com as normas vigentes, e estabelece novas regras específicas para cada caso. Após a análise, se estiver tudo certo, o empreendimento é licenciado, ou seja, liberado para ser realizado.

Meandros

Rios que fazem muitas curvas, umas próxima da outras, favorecendo a formação de praias e dunas de areia.

Microbacia

Bacia relativamente menor que outras. Por exemplo, podemos chamar a Bacia do Rio Pardo (menor), que pertence à Bacia do Rio Paranapanema (maior), de microbacia. Há pessoas que utilizam também o termo sub-bacia para indicar bacias hidrográficas cujos rios drenam para bacias maiores.

Microclima

É o clima específico ou particular de um determinado local ou região. Em um ambiente que possui muitas árvores e rios, o microclima é confortável e agradável por causa da temperatura menor e da maior umidade.

Monções

Entradas ou Bandeiras que aproveitavam o período de chuvas dos meses iniciais de cada ano e desciam pelo Rio Tietê, utilizando a abundância de sua vazão, para chegar até o interior do Brasil ainda desabitado, ou mesmo para chegar a Assunção, no Paraguai.

Nhengatu (Língua Boa) ou Língua Geral Paulista

Predominava no Brasil Colonial entre os séculos XVII e XVIII. Quase 60% ou 70% da população paulista falava essa língua. Foi criada pelos jesuítas, que utilizaram a gramática latina e o vocabulário tupi. Sofreu influências de muitas línguas, como o espanhol. Em 1973, o Marquês de Pombal proibiu o uso do Nhengatu no Brasil, e ele foi perdendo sua força. Hoje, em São Paulo, está extinta, mas em São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas, é uma das línguas oficiais!

Patrimônio cultural

Conjunto de todos os bens, materiais e imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.

Patrimônio natural

Um bem natural que, com alto valor de biodiversidade, econômico ou paisagístico, merece ser protegido pela sociedade.

Placas tectônicas

A litosfera (crosta terrestre) divide-se em várias placas de tamanhos diferentes, que deslizam lentamente sobre o manto interior da Terra. Nas regiões de contato entre as placas há maior ocorrência de terremotos e vulcanismo.

Plano de manejo

Documento técnico que estabelece o zoneamento de uma unidade de conservação, ou seja, divide a unidade de conservação em zonas e define as normas de uso de cada zona. O plano de manejo tem de respeitar os objetivos da unidade de conservação e as leis municipais, estaduais e federais.

Recarga

Processo de reabastecimento do aquífero através da infiltração da água, principalmente da chuva, no arenito.

Reduções

Aldeamentos indígenas guaranis, organizados pelos jesuítas espanhóis no norte do atual estado do Paraná, com a finalidade de tornar mais fácil sua evangelização e a proteção dos ataques bandeirantes.

Restauração ecológica

Qualquer atividade feita para acelerar a recuperação de um ecossistema, visando, principalmente, promover a sucessão florestal, nome dado ao processo dinâmico de formação de uma floresta.

Sambaqui

Em tupi guarani, significa “monte de conchas”. É um produto dos hábitos de homens primitivos. Além de ser um amontoado de conchas bem grande (alguns chegam a 25 metros de altura!), contém objetos, ossos e outros materiais.

Sapé

Tipo de capim nativo, de folhas largas, muito abundante nos campos e no Cerrado novo, ainda em formação.

Silicificado

Que foi cimentado, unido pelo elemento sílica, por causa das altas temperaturas. A sílica possui muitas variedades naturais: o quartzo cristalizado, a calcedônia, a opala. É a matéria-prima do vidro; portanto, quando muito quente, ela derrete.

Solstício

Fenômeno em que o sol se encontra em uma posição em relação à Terra que provoca a maior radiação solar em um dos hemisférios. No solstício de verão, o dia é maior que a noite. Quando um hemisfério da Terra está em solstício de verão, o outro está em solstício de inverno, e lá a noite é maior que o dia.

Tekoha

“Lugar perfeito para se viver”, termo utilizado pelos Guarani para denominar o território em que vivem e que garante as plenas condições de sobrevivência (material, cultural e espiritual) de uma tribo.

Tropeiros

Homens que conduziam tropas de mulas do Rio Grande do Sul, onde eram criadas, até a Feira de Muares de Sorocaba, ou dali até os lugares onde a atividade econômica exigia transporte em lombo de mula, como era o caso das plantações de cana-de-açúcar de Itu, Campinas, Jundiaí e outros lugares ou das minerações do ouro de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.