Projeto Cons-ciência Cidadã, realizou com muito êxito mais uma etapa de 3 cursos, no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha.
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 11 Setembro 2020 01:13
- Escrito por Itapoty
Este projeto, desenvolvido em parceria com o Instituto de Biociências da Unesp-Botucatu, por meio do seu Departamento de Educação, tem como objetivo central o “estímulo ao voluntariado em áreas naturais protegidas, através da prática de ciência-cidadã”.
Mas afinal, o que é ciência-cidadã??
De forma bem resumida, são pesquisas onde “pessoas leigas no assunto” ajudam a coletar os dados científicos de forma voluntária.
A ciência-cidadã tem sido usada como instrumento para aumentar o conhecimento sobre os mais diversos aspectos do mundo natural, para lidar com questões conservacionistas ou epidemiológicas, visando aumentar o engajamento e interesse público por ciência.
Para alcançar os objetivos do projeto, foram realizados mais 3 cursos temáticos no primeiro semestre de 2020, nas ótimas instalações do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha. Os cursos realizados foram:
Módulo 1: Inventário de fauna silvestre aplicado à conservação ambiental e ciência-cidadã.
Módulo 2: Ecoturismo de base comunitária
Módulo 3: Treinamento físico para a saúde, desenvolvimento ambiental e ciência-cidadã (ECOTREINO).
Os referidos cursos “teórico-prático”, tiveram duração de 40 horas presenciais, sendo que para concluí-los (total de 80 horas) cada participante teve que elaborar e executar um “plano de intervenção”, através de trabalho voluntário ligado à temática do curso escolhido.
Como resultados práticos dos cursos, temos: o mapeamento das iniciativas de ecoturismo de base comunitária na região de Cunha, Paraty e Ubatuba, a construção da “Trilha da Onça” – Núcleo Cunha, a implantação de 10 parcelas para favorecer a restauração florestal, e o inventário da fauna silvestre atualizado no entorno do centro de visitantes – Núcleo Cunha. Além dos planos de intervenção, que estão em fase de finalização.
No total foram 501 pessoas inscritas e 71 participantes nos cursos. Esta etapa do projeto contou com o financiamento do CNPq e da FAPESP, e com o apoio do ICMBio, através do Parque Nacional da Serra da Bocaina, bem como com a fundamental colaboração do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha, e da USP (Laboratório de Pedagogia do Movimento Humano).