O que
Sensibilizar e ecomotivar uma grande parcela da juventude dos municípios de Itatinga, Botucatu, Pardinho e Bofete, reunindo-os em um grande evento para discutirem e expressarem suas visões de futuros, anseios e motivações em relação à realidade ambiental desta região e desta geração de jovens.
Por que
Necessidade URGENTE de “ajudar” a despertar nesta juventude, o olhar crítico para os desafios ambientais da região em que vivem, e através dessa “visão da realidade”, promover gradativamente o engajamento e o protagonismo desta geração, na conservação e valorização das riquezas naturais e na melhoria da qualidade da vida nas cidades desta região.
Contribuir “passo a passo” para o surgimento e amadurecimento de uma “cultura ecológica”.
Como
• Forte articulação regional envolvendo: Ongs, univerdidade, Escolas Públicas, escolas particulares, prefeituras municipais e empresas patrocinadoras;
• realização de intervenções lúdicas-pedagógicas envolvendo 30 escolas e 220 turmas de estudantes (9º. ano, 1º., 2º. e 3º. colegiais) = aprox. 6.000 estudamtes.
• Estímulo à formação de grupos de ação pelos/as estudantes, e realização posterior de “oficinas preparatórias” para os grupos de ação inscritos na conferência.
• postagem das “ecotarefas realizadas” pelos grupos, no portal dos guardiões da cuesta (site da itapoty).
• realização da conferência, envolvendo aprox. 80 profissionais e 500 jovens participantes.
• compilação das principais reivindicações e posicionamentos surgidos durante a conferência, elaboração e entrega para autoridades municipais do “manifesto da juventude pelo meio ambiente”.