PRODUZINDO CONHECIMENTOS E GERANDO SUSTENTABILIDADE
O que
Ampliar e difundir o conhecimento científico e prático sobre modelos agroflorestais, associados ao envolvimento comunitário local, concomitante ao contínuo aprimoramento de políticas públicas e de programas educativos voltados à melhoria das condições sociais e ambientais.
Onde
Estação Experimental de Ciências Florestais da ESALQ/USP (Horto Florestal de Itatinga)
E municípios da região de Itatinga-SP
POR QUE
A implementação do Mosaico Educo-Florestal, a ser gerido por um conselho formado pela ESALQ/USP, ONG Itapoty e demais parceiros, criará uma importante oportunidade de visualização dos benefícios das árvores, das agroflorestas e de uma agricultura mais sustentável, na melhoria das condições socioambientais, culturais e econômicas de uma região, tendo potencialidade para o desenvolvimento de metodologia a ser amplamente difundida para outras situações e contextos.
Como
» Analisar, apoiar e implantar estratégias para fortalecer a pesquisa técnico-científica sobre agroflorestas com participação comunitária, mediante a articulação entre a USP/ESALQ e outras instituições públicas e privadas.
» Analisar, apoiar e implantar sistemas produtivos agroflorestais mais viáveis do ponto de vista econômico e ambiental, tendo em vista o usufruto de produtores locais e das instituições participantes.
» Analisar e fomentar a contribuição e a relevância da “educação florestal”, voltada a técnicos, estudantes, proprietários/as rurais e população geral, para o fortalecimento de uma cadeia produtiva agroflorestal regionalizada.
» Identificar, analisar e estimular ações e políticas públicas destinadas ao enraizamento de uma “cultura ecológica territorial”, tendo como base a árvore, a floresta, a biodiversidade, a agroecologia, a educação ambiental, a reciclagem, e a produção contínua de benefícios econômicos, sociais e ambientais.